Desistir do curso no 1ºano

Desistir do curso no 1º Ano

Como não desistir do curso no 1º ano?

Mais de 7000 alunos desistiram do curso que estavam a frequentar logo no 1ºano do curso, no ano letivo de 2020/21. Isto significou um aumento de 30% em relação ao ano anterior!

Se os números já eram elevados, a pandemia veio acentuar ainda mais esta prática.

Desistirmos de um curso acaba por ser sempre uma decisão difícil de tomar, muitas vezes implica já chegarmos a certos extremos da nossa capacidade psicológica, em que a ansiedade e a tristeza já estão para lá do que a conta, e já a desequilibrar a nossa balança emocional. 

O problema aqui, é que a questão não fica encerrada com esta iniciativa, levanta-se uma outra logo a seguir: E agora? O que vou fazer? Ou seja ainda se agrava, já não bastando o nosso sentimento pessoal de algum fracasso por não termos seguido com determinado objetivo, ainda se levantam os constrangimentos de explicações aos demais familiares e amigos, como ainda se soma esta dúvida, o que vou fazer agora? Procurar outro curso, começar a trabalhar? Mas em quê? E como o assumir ou justificar perante os outros, se nem eu próprio tenho certezas?

É aqui que o coaching vocacional pode ajudar, muitas das vezes reduzimos o erro da escolha, mas mesmo que ele ocorra, e devemos relativizar sempre que ele aconteça, porque o erro faz parte de qualquer processo, onde mais a importância do coaching vocacional se destaca, reside no conforto que se adquire nas escolhas presentes e futuras. Acredita eu sei o que estás a passar, eu tirei um curso que não gostava, na altura pensava que era por ser resiliente, quando afinal era teimosia, e não tive a coragem que TU tiveste. Não te sintas mal com isso, aprende e procura agora serenamente o que realmente queres fazer. 

Um abraço e até breve.

Sobre mim

Olá, o meu nome é Hugo Morais, sou um coach vocacional e o meu propósito está ligado ao teu!

Newsletter

Contacta-me!

Por favor, não hesite em entrar em contato comigo por meio das minhas várias redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, ou envie um e-mail diretamente para o meu endereço de e-mail pessoal. Estou sempre disponível e ansioso para nos conectarmos e discutirmos ideias.